Skip to main content

Vinhos

No extremo Sul de Portugal Continental, o Algarve é uma zona bem definida, um compartimento com feições características, conferidas pela proximidade do mar, pelo clima, pela vegetação natural e pela cultura marcada pela longa ocupação árabe.
A região demarcada do Algarve data de 1980, produzindo vinhos tinto, branco, rosado e licorosos.
Os vinhos brancos e tintos caracterizam-se pelos aromas a frutos bem maduros e sabor aveludado e quente.

Vinhos I.G. “Algarve”

Os vinhos regionais da região Algarvia caracterizam-se por serem macios, pouco acídulos e ligeiramente alcoólicos, sendo os tintos de cor definida ou granada e os brancos de cor palha.
Incluído no Vinho Regional Algarve produz-se também nesta região um vinho licoroso, de grande tradição, com a indicação geográfica Algarve.

Vinhos de Denominação de Origem

No Algarve existem quatro Regiões que produzem vinho com Denominação de Origem, sendo elas Lagoa, Lagos, Portimão e Tavira.

 

Características Organolépticas dos Vinhos de Denominação de Origem da Região Vitivinícola do Algarve

D.O. "LAGOS" D.O. "PORTIMÃO"
Vinho Tinto Vinho Branco Vinho Tinto Vinho Branco
São aveludados, pouco encorpados, com aroma frutado e pouco acídulos e quentes. São abertos de cor, apresentando um tom rubi que, com o envelhecimento, adquire o tom topázio. Apresentam uma cor entre o citrino e o palha, sendo delicados e suaves com um travo característico duma zona quente. São aveludados, encorpados, com aroma frutado e pouco acídulo, notando-se o álcool. Apresentam cor rubi definida que, com o envelhecimento, adquire um tom topázio. Apresentam uma cor palha aberta, sendo delicados e suaves.
D.O. "LAGOA" D.O. "TAVIRA"
Vinho Tinto Vinho Branco Vinho Tinto Vinho Branco
Apresentam uma cor rubi que, com o envelhecimento, adquire um tom topázio. São aveludados, encorpados, frutados, pouco acídulos e quentes. Fáceis de beber, evoluem muito bem e têm grande longevidade. Apresentam uma cor citrina, sendo robustos e suaves, com algum corpo e grande capacidade de evolução. São aveludados, encorpados, com aroma frutado e pouco acídulo. Apresentam tom rubi definido que, com o envelhecimento, adquire o tom topázio. Apresentam uma cor entre o citrino e o palha, sendo delicados e suaves. Apresentam um travo característico de uma zona quente.
Cresc Algarve 2020 - Projeto Siac - CVA
Portugal 2020 - Projeto Siac - CVA
Unio Europeia 2020 - Projeto Siac - CVA
Home